Netbooks: Custo x benefício?


Apenas 58% das pessoas que compraram minilaptops se mostraram satisfeitas com as máquinas, aponta pesquisa.Muitos consumidores que compraram netbooks erroneamente acreditavam que os mini-laptops produzidos para a computação básica, como acesso aos e-mails e navegação na web, entregariam performance similar aos notebooks tradicionais. É o que apontou uma pesquisa realizada pelo NPD Group.

Esta confusão, tem causado descontentamento entre os consumidores. Pelo estudo, apenas 58% das pessoas que compraram um netbook em vez de um laptop se mostraram satisfeitas com o produto, comparado com um índice que alcançava 70% quando esses clientes ainda planejavam a compra.

A satisfação é ainda menor quando se avalia clientes com idade entre 18 e 24 anos, um dos principais públicos que as fabricantes esperavam atingir com os netbooks, informou a NPD. Entre esses consumidores, 65% afirmaram esperar melhor desempenho dos netbooks e apenas 27% afirmaram estar satisfeitos com a compra.

Emobra a performance deixe a desejar, os compradores de netbooks entrevistados pela NPD informaram que a portabilidade é o grande trunfo. Tanto é que 60% informaram que a mobilidade foi o principal motivador da compra. Ainda assim, a maioria dos usuários informou que nunca leva seus equipamentos para fora de casa.

“Precisamos estar certos de que os consumidores estejam comprando um PC para a função que ele possa desempenhar”, alertou Stephen Baker, analista da NPD. “Há um grande risco de canibalização do mercado de notebook que poderia afetar o sucesso dos netbook.”

As fabricantes tem sua responsabilidade por esta confusão, já que muitas funcionalidades incluídas nos netbooks dão a impressão de que eles são similares aos laptops tradicionais.

Isso, no entanto, está mudando aos poucos, já que as fabricantes estão ofertando notebooks menores e mais leves com grandes telas e todas as capacidades de um PC. Com isso, elas conseguem enfatizar que o netbook funciona bem como segundo PC ou para atividades específicas.

“Eles deveriam vender a questão da mobilidade e portabilidade, de forma que os consumidores saibam o que estão levando e fiquem satisfeitos com a compra”, lembrou Baker.

Fonte: (itweb)
 

Aplicativos iPhone Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal